-
Arquitetos: Filipe Saraiva
- Área: 376 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:João Morgado Fotografia
-
Fabricantes: Bulthaup, CS Coelho da Silva, Construções Nalur, GRAPHISOFT, Margres
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa redesenha-se com a mesma traça que a trouxe à vida pela mão da avó dos atuais proprietários, há mais de 75 anos. Neste sentido, o projeto de intervenção considera e respeita a pré-existência, reinterpretando alguns elementos numa linguagem contemporânea e ajustada às novas necessidades, fortalecendo o caráter original do edifício com o intuito de resgatar e celebrar o seu valor não só arquitetónico como também sentimental. Interiormente, o espaço, característico de meados do século passado, apresentava-se compartimentado e naturalmente escuro. A primeira ação passou por libertá-lo criando grandes vãos e permitindo a entrada de luz natural. Procurou-se criar um diálogo entre o passado e o presente, adequado às vivências da vida contemporânea.
A casa desenvolve-se em três pisos, um deles em cave que agora é uma sala de jogos. O piso da entrada, o piso 0, é onde toma lugar o quarto suite e a zona social. Esta liga-se ao exterior em dois momentos. Um deles a sul: acontece através de um grande pátio que se abre sobre a envolvente. Um outro momento acontece por meio de uma varanda com arcadas brindada com uma vista privilegiada sobre o Castelo de Ourém e a Sua Vila Medieval. O piso 1 funciona em jeito de sótão e é onde se localizam os quartos das crianças. Em todos os pisos a madeira, no seu tom natural, cobre os pavimentos, reveste os tetos estruturais a branco e liga o primeiro ao segundo piso através de degraus apoiados sobre uma estrutura metálica lacada a branco. A madeira está presente em vários apontamentos ao longo da casa, desde as soluções construtivas assumidas na construção até ao mobiliário e decoração.
Acreditamos que a intervenção resulta numa perfeita simbiose entre o passado e o presente, onde há um respeito pelo existente, potencializado pelas demandas da arquitetura contemporânea. Assim, a casa dos avós é agora trazida à vida por esta nova geração.